O famoso guru de competitividade, Porter, definiu estratégia como criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo diferente conjunto de atividades.
As estratégias genéricas para atingir seus objetivos e vantagem competitiva de um empreendimento são através da diferenciação, da escala de preço ou por enfoque.
Atuar através da diferenciação é buscar fortalecer positivamente a imagem e a marca da empresa, atender os clientes de forma customizada, gerar conveniência ao acesso aos produtos e serviços e outras questões que tornem a empresa melhor que as demais. Não significa simplesmente atender com exclusividade somente a classe A. Você poderá atender de forma diferenciada qualquer classe social ou seu público-alvo, desde que os conheça bem seus hábitos de consumo, o seu processo de compra e seu estilo de vida.
Já atuar em escala de preço é favorável para mercado em que se possa comercializar um volume alto de produto ou serviço, ter o processo de execução otimizado de produção e atendimento, além de gerenciar bem os custos. O grande detalhe, é que muitos empresários só querem atuar com preços baixos sem observar os demais aspectos.
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