• Início
  • Como manter um blog no Mundo Sebrae
  • Políticas de utilização

Mundo Sebrae

Feeds:
Posts
Comentários
« Plano de Marketing gratuito
Reduzir custos ou gastos? »

Qual o significado da marca da sua empresa?

agosto 30, 2010 por Mundo Sebrae

As marcas brasileiras vêm ganhando espaço no mercado mundial. As que mais se destacaram neste último mês foram a Brahma e a Seara. As duas foram patrocinadoras oficiais da copa do mundo de futebol FIFA 2010. Mas será que elas significam algo para quem as visualizou?

O que me chamou a atenção é que outras marcas de países emergentes como a China e a Rússia também aproveitaram esta oportunidade de visibilidade para lançarem suas marcas para mais de dois bilhões de telespectadores que assistiram aos jogos da copa. Quando enxergava uma marca nova tentava identificar que produto e serviço ela representava. Na grande maioria dos casos não conseguia associar a marca ao produto anunciado, ou seja, aquela marca simplesmente não fazia sentido para mim. Isso também ocorre com várias marcas que anunciam nos autódromos da Fórmula 1.

Fico imaginando um Indiano que assistia a um jogo da copa e visualiza uma placa vermelha escrito Brahma. Brama, também conhecido pela grafia Brahma, é o primeiro deus da trindade do hinduísmo (Wikipédia). Tenho certeza que os indianos nunca associarão Brahma a uma bebida alcoólica.

Você deve estar pensando que este mundo está muito distante de sua realidade e, portanto isso não é válido para uma pequena empresa. Muito pelo contrário cada vez mais as marcas estão se “mundializando” e empresas que começam pequenas logo ganham espaço em outras localidades. Então quando for escolher uma marca para sua empresa leve em consideração:

– Sua marca deve ter algum significado para seu cliente. Um exemplo pode ser a marca “Multitrava”. Para os leitores da língua portuguesa mesmo que nunca tenha ouvido falar nesta marca poderá intuir que se trata de um cadeado ou algo que fecha a casa ou seu carro. Em outras línguas não terá significado nenhum.

– Se a marca por si só não expresse qual o produto ou serviço ela representa a marca deve vir acompanhada por um slogan que explique.

– Tome cuidado para que o significado de sua marca não tenha uma conotação negativa em outros países. Um carro foi lançado com o nome NOVA. Em países com a língua espanhola teve que ter seu nome trocado, pois o nome ficava algo como NO VA ou não vai. Um carro que “não vai” não pode ser bom. O carro Fox concebido aqui no Brasil teve que mudar o nome no México, pois o Presidente mexicano tinha o sobrenome Fox. É como alguma empresa lançar um produto com o nome “Lula” e chegar aqui no Brasil com este nome, não cairia bem.

Todo cuidado é pouco quando escolhemos um nome para nosso produto e temos que pensar que um dia nossa empresa pode crescer e atingir outros mercados principalmente com a ajuda da internet.

Leia mais e comente no blog de Marketing e Vendas.

Anúncios

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Publicado em comunicação, Empreendedorismo | Etiquetado imagem da empresa, marcas, registro de marcas | 4 Comentários

4 Respostas

  1. em setembro 10, 2010 às 5:31 pm Mundo Sebrae

    Prezado Palmiro Vieira

    O nome de um empreendimento tem que “falar” com o tipo de público que atende ou pretende atender. Tem que “falar” com o lugar onde ele está estabelecido. Como pode ver é algo muito pessoal e o Sebrae não faz indicação de nomes para empreendimentos somente orienta para que o empreendedor observe o mercado, o contexto, a forma como os clientes ou futuros clientes interagem com o setor na cidade onde pensa em ter o seu salão. Converse com os clientes de outro empreendimento veja o que mais chama a atenção deles quando se pensa em “salão de beleza”. Assim você vai construir um nome ímpar para o seu empreendimento.

    Sucesso
    Mundo Sebrae


  2. em setembro 10, 2010 às 5:17 pm Palmiro vieira

    Gostaria de obter de vocês uma grande ajuda escolher um nome para meu salão de beleza. Quero aumentar meus clientes atraves do marketing do nome.
    Desde já agrade Palmiro vieira.


  3. em setembro 2, 2010 às 12:00 pm Mundo Sebrae

    Prezada Zelmara Padilha

    Seguem as dicas para se planejar e abrir uma loja de preço único (http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/comece_certo/comercio/um_nove_nove).

    Sucesso
    Mundo Sebrae


  4. em setembro 1, 2010 às 3:35 pm zelmara Padilha

    como faço para abrir uma loja ponto 10,00 somente produtos para vender a 10,00?



Comentários encerrados.

  • Mundo Sebrae é mais do que uma blogosfera, é um ambiente de abertura das fronteiras digitais. Os comentários serão respondidos aqui no blog.
  • Top Blog 2010

  • Diz aí…

    Mundo Sebrae em Fornecedor e relação com …
    licevaldo Marques Fe… em Fornecedor e relação com …
    Gerciene em Sem capacitação não há gestão…
    Mundo Sebrae em Dia da Pequena Empresa evidenc…
    Mundo Sebrae em Como abrir uma empresa?
    Mundo Sebrae em Bússola Sebrae – Quer abrir um…
    liana em Dia da Pequena Empresa evidenc…
    Mundo Sebrae em Empregado ou Empreendedor?
    Núbia Ribeiro em Empregado ou Empreendedor?
    ALDO MICCOLIS DA RCH… em Plano de Marketing gratui…
  • Novidades

    • [NOVO] MundoSebrae.com.br
    • Dia da Pequena Empresa evidencia a força empreendedora brasileira
    • Empregado ou Empreendedor?
    • Os desafios do crescimento: uma prova de “fogo” para o empreendedor
    • Provisão
    • Como é distribuído o lucro aos sócios?
    • Gestão da manutenção: como você faz isso na sua empresa?
    • Sua empresa tem uma estratégia preservável ou suicida?
    • Sem capacitação não há gestão que funcione
    • Como você calcula o preço de venda dos seus produtos?
  • Textos mais lidos

    • Como fazer o Regulamento Interno da sua empresa
    • MEI - Micro Empreendedor Individual
    • Substituição Tributária - quando uma empresa paulista compra produto de outro estado
    • Códigos da Substituição Tributária
    • Como abrir uma empresa?
    • Quais são os principais instrumentos de controle utilizados na gestão financeira?
    • Pequenos empresários investem em serviços para idosos
    • Fornecer doces e salgados para restaurantes é lucrativo
    • Software gratuito para confecção de Plano de Negócios
    • As vantagens de possuir o Selo Verde
  • Criação e Gestão de MPE

    • Ágil + Frágil – Gestão Empresarial
    • Beco com Saída
    • Blog Acesso a Mercado
    • Blog do EI – Empreendedor Individual
    • Blog do Sebrae Pernambuco
    • Bom de Negócio!
    • Boris Hermanson
    • Casos & Causos
    • Comércio Exterior e Desenvolvimento Territorial
    • Comunicação Empreendedora
    • Consultoria Individual
    • Desatando Nós
    • Direito & Gestão
    • E agora chegou um fiscal!
    • Empreendedorismo e Planejamento Empresarial
    • Espaço Empreendedor
    • Faça Diferente
    • Finanças
    • Gestão da Produção e Qualidade
    • Gestão de Negócios
    • Gestão de Pessoas
    • Ideia Econômica
    • Inovação e Estratégias Empresariais
    • Lan House do Futuro
    • Legislação e Tributação
    • Lounge da Samara
    • Lounge Empreendedor
    • Marketing & Vendas
    • Mercado ao seu alcance
    • Pequenos Negócios & Finanças
    • Sebrae MG com Você
    • Sirva-se!!
    • Startup.net
    • Visão do Empreendedor RJ
  • Outros blogs do Sebrae

    • Agropecuária de Pequeno Porte
    • Blog da Biblioteca do Empreendedor
    • Blog da Equidade de Gêneros
    • Blog da Gerência de RH do Sebrae SC
    • Blog do Artesanato
    • Blog do Banzer
    • Blog do Desafio Sebrae
    • Blog do EMPRETEC
    • Blog do Larúbia
    • Blog ENM – Empreendedorismo,Negócios e Música
    • Café Empreendedor
    • Carlos von Sohsten
    • Circuito Feira do Empreendedor
    • Conselheiro Criativo
    • Daniela Almeida Teixeira
    • De Ponta a Ponta – Acre
    • Educação Sem Distância
    • Egnaldo Paulino
    • Empreendedorismo no Mato Grosso do Sul
    • Empreendedorismo no Piauí
    • Empreendedorismo no Sertão do Ceará
    • Fontes da Imprensa
    • Gestão de Projetos em SC
    • Isabel Ribeiro
    • Marília Sant'Anna
    • Marcílio Moreira
    • Missão Curitiba
    • Missão Orlando
    • Missão Técnica São Paulo
    • Onqovô
    • Prêmio MPE Brasil
    • Professor Murara
    • Projeto Economia da Experiência
    • Territórios em Rede
    • Visualizador Digital
    • Vladmir Ferreira – Contabilidade & Gestão
  • Mundo Sebrae

    SeminárioSeminárioSeminárioSeminárioSeminárioSeminárioSeminárioSeminário
    Mais fotos
  • Falando por aí…

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • Top Blog 2009

  • Passado

  • Tags

    atendimento atendimento ao cliente atendimento com qualidade capacitação clientes como abrir uma empresa como exportar comunicação consultoria criatividade crise financeira crise mundial Crédito educação 2.0 educação à distância empreendedor Empreendedorismo empreendedorismo digital Estratégia exportação faça diferente financiamento finanças fluxo de caixa Gestão gestão ambiental gestão de pessoas gestão de riscos gestão do conhecimento gestão empresarial gestão financeira inovação Internet lan house legislação liderança lucro marketing mei Mercado microempreendedor individual micro empresa micro e pequena empresa motivação mpe mundo digital mundo sebrae novos negócios oportunidade de negócio orientação empresarial padaria pequena empresa pequenos negócios pesquisa de mercado Planejamento planejamento estratégico plano de negócios programa de rádio sebrae qualidade de vida no trabalho quero abrir um negócio quero ser empresário redes sociais relacionamento com cliente relacionamento com o cliente relacionamento interpessoal restaurante rh sebrae simples nacional sustentabilidade tecnologia tributos vendas web web 2.0
  • Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

WPThemes.


%d blogueiros gostam disto: