As marcas brasileiras vêm ganhando espaço no mercado mundial. As que mais se destacaram neste último mês foram a Brahma e a Seara. As duas foram patrocinadoras oficiais da copa do mundo de futebol FIFA 2010. Mas será que elas significam algo para quem as visualizou?
O que me chamou a atenção é que outras marcas de países emergentes como a China e a Rússia também aproveitaram esta oportunidade de visibilidade para lançarem suas marcas para mais de dois bilhões de telespectadores que assistiram aos jogos da copa. Quando enxergava uma marca nova tentava identificar que produto e serviço ela representava. Na grande maioria dos casos não conseguia associar a marca ao produto anunciado, ou seja, aquela marca simplesmente não fazia sentido para mim. Isso também ocorre com várias marcas que anunciam nos autódromos da Fórmula 1.
Fico imaginando um Indiano que assistia a um jogo da copa e visualiza uma placa vermelha escrito Brahma. Brama, também conhecido pela grafia Brahma, é o primeiro deus da trindade do hinduísmo (Wikipédia). Tenho certeza que os indianos nunca associarão Brahma a uma bebida alcoólica.
Você deve estar pensando que este mundo está muito distante de sua realidade e, portanto isso não é válido para uma pequena empresa. Muito pelo contrário cada vez mais as marcas estão se “mundializando” e empresas que começam pequenas logo ganham espaço em outras localidades. Então quando for escolher uma marca para sua empresa leve em consideração:
– Sua marca deve ter algum significado para seu cliente. Um exemplo pode ser a marca “Multitrava”. Para os leitores da língua portuguesa mesmo que nunca tenha ouvido falar nesta marca poderá intuir que se trata de um cadeado ou algo que fecha a casa ou seu carro. Em outras línguas não terá significado nenhum.
– Se a marca por si só não expresse qual o produto ou serviço ela representa a marca deve vir acompanhada por um slogan que explique.
– Tome cuidado para que o significado de sua marca não tenha uma conotação negativa em outros países. Um carro foi lançado com o nome NOVA. Em países com a língua espanhola teve que ter seu nome trocado, pois o nome ficava algo como NO VA ou não vai. Um carro que “não vai” não pode ser bom. O carro Fox concebido aqui no Brasil teve que mudar o nome no México, pois o Presidente mexicano tinha o sobrenome Fox. É como alguma empresa lançar um produto com o nome “Lula” e chegar aqui no Brasil com este nome, não cairia bem.
Todo cuidado é pouco quando escolhemos um nome para nosso produto e temos que pensar que um dia nossa empresa pode crescer e atingir outros mercados principalmente com a ajuda da internet.
Leia mais e comente no blog de Marketing e Vendas.
Prezado Palmiro Vieira
O nome de um empreendimento tem que “falar” com o tipo de público que atende ou pretende atender. Tem que “falar” com o lugar onde ele está estabelecido. Como pode ver é algo muito pessoal e o Sebrae não faz indicação de nomes para empreendimentos somente orienta para que o empreendedor observe o mercado, o contexto, a forma como os clientes ou futuros clientes interagem com o setor na cidade onde pensa em ter o seu salão. Converse com os clientes de outro empreendimento veja o que mais chama a atenção deles quando se pensa em “salão de beleza”. Assim você vai construir um nome ímpar para o seu empreendimento.
Sucesso
Mundo Sebrae
Gostaria de obter de vocês uma grande ajuda escolher um nome para meu salão de beleza. Quero aumentar meus clientes atraves do marketing do nome.
Desde já agrade Palmiro vieira.
Prezada Zelmara Padilha
Seguem as dicas para se planejar e abrir uma loja de preço único (http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/comece_certo/comercio/um_nove_nove).
Sucesso
Mundo Sebrae
como faço para abrir uma loja ponto 10,00 somente produtos para vender a 10,00?