É preciso saber planejar e decidir sobre o momento, a estratégia e a quantidade certa de vendas com descontos, do contrário, a falta de dinheiro ao final do mês será inevitável!
“De grão em grão a galinha enche o papo!” Assim diz o ditado popular!
Que tal então, criarmos um novo ditado no meio empresarial?
“De centavo em centavo o caixa da empresa vai se esvaziando!”
Qual lógica atribuímos a esse ditado?
Exemplifico:
Num belo dia, você aproveita sua folga e sai caminhando pelas lojas, apreciando as vitrines, e, especialmente, as promoções! Por súbito, encontra algo que lhe interessa e os preços são convidativos. A tentação é grande e o desejo de consumo maior ainda, pronto! Para a loja, mais uma venda realizada!
Mas, será que esta venda foi lucrativa? Será que este desconto foi sistematicamente planejado para cobrir pelo menos os seus custos?
Por que pensar nisso?
– Sob o aspecto do lucro:
Porque todo e qualquer empreendimento tem a obrigação de gerar lucro! Primeiro para que este lucro possibilite ao empresário investir algo mais neste seu próprio negócio, sempre com o propósito de surpreender e fidelizar os seus clientes. E, segundo, para satisfazer os propósitos do empresário com a obtenção de lucros, motivando-o a prosseguir na sua empreitada de negócios.
– Sob o aspecto do prejuízo:
Porque indiferentemente de vender com ou sem descontos, os custos fixos e os investimentos (neste caso as amortizações de prestações) da empresa continuam os mesmos, e, é com a sobra sobre a venda que eles são pagos. Ao serem concedidos descontos existirão momentos em que não existirá essa sobra!
Também observamos com frequência negociações onde os descontos são concedidos apenas “arredondando os valores” sem perceber quanto aqueles centavos representam em relação ao item negociado. Considere que um desconto de R$ 0,50 impactará somente em 1% numa negociação de R$ 50,00, porém, impactará em 10% numa negociação de R$ 5,00.
Quer saber mais? Leia e comente no blog Finanças
Prezado Marcelino
Dicas sobre gestão empresarial acesse:
1) Preço de venda: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/10/02/o-inicio-de-um-novo-negocio-parte-13/
2) Ponto de equilíbrio de uma empresa: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/10/05/o-que-ponto-de-equilibrio-e-margem-de-contribuicao/ e http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/05/04/o-que-e-e-como-calcular-o-ponto-de-equilibrio-da-minha-empresa/
3) Quais informações preciso diariamente na empresa: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/08/11/quais-as-informacoes-que-preciso-no-dia-a-dia-do-meu-negocio/
4) Princípio de competência e regime de caixa: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/07/31/o-que-e-principio-de-competencia-e-regime-de-caixa/
5) Custos na empresa: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/06/25/o-inicio-de-um-novo-negocio-parte-8/ e http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/07/20/o-inicio-de-um-novo-negocio-parte-9/
6) Custos iniciais na abertura de um negócio: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/06/15/comecando-um-novo-negocio/
7) Como saber se a sua empresa está gerando lucros: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/05/08/como-posso-saber-se-a-empresa-esta-obtendo-lucro/ 8) Quais são os controles básicos de gestão: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/16/quais-sao-os-controles-basicos-de-gestao/
9) Custos que nunca mudam e custos sujeitos a mudanças: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/11/03/custos-que-nunca-mudam-e-custos-sujeitos-a-mudancas/
E mais:
a) Modelo de fluxo de caixa: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/E6E540CA403C017B03256F9E00497B57/$File/NT000A387E.pdf
b) Preços de vendas e o prazo de pagamento dos clientes: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/D7CF06A5CAE15D9103256F9E004A114B/$File/NT000A389A.pdf
c) Como realizar promoções com foco no lucro e não no preço de venda: http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/88BF5B4F67688A2103256F9E0047E482/$File/NT000A3826.pdf
d) Instrumentos gerenciais: http://www.dce.sebrae.com.br/pcw3/pcw.nsf/ext2/NT000183A2?EditDocument
Com relação as parcerias você precisa fazer contatos individuais com cada seguradora que atua na sua região. Os processos de credenciamentos são individuais.
Sempre que precisar você pode agendar um atendimento individual, presencial na unidade do Sebrae mais próxima de você através do 0800-570-0800 para conversar com um dos nossos consultores em gestão empresarial.
Ah, você pode se matricular nos cursos on line, gratuitos: Análise e planejamento financeiro e Venda mais e melhor (http://educacao.sebrae.com.br) para aprender conceitos e técnicas de gestão empresarial para aplicar na sua empresa.
Sucesso!
Mundo Sebrae
oi.bom eu abri uma oficina de eletrica de auto na garagem da minha casa.Eu gostaria de aprender a controlar melhor a minha oficina,eu não tenho nenhum controle financeiro,clientes,caixa e estoque de peças.
voces podem me ajudar.